Workshops

Dinâmica de Estágio (KMM)

Ministrante: Maria Alice

Descrição Profissional: Profissional de Gestão de Pessoas na área de tecnologia da informação, atuando desde 2008 no processo de desenvolvimento de software e assumindo a partir de 2014 a área de Gestão de Pessoas, realizou no mesmo ano a formação Coach a qual aplica no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais na KMM.

Descrição Workshop: Soft Skills: O que são. Por que e como desenvolvê-las. Quais o mercado mais pede.

 

 

Planejamento de Projetos

Ministrantes: Luiz Henrique Brisola e Daniel Goes

Descrição Profissional:

Luiz Henrique Brisola:

  • Consultor de projetos em Quanttum Empresa Júnior – Set/2017 à atual
  • Vice-Presidente em Diretório Central Dos Estudantes UTFPR-PG – Nov/2014 à Fev/2016
  • Discente Titularem Núcleo da comissão própria de avaliação (NCPA) – Set/2014 à Set/2015
  • Diretor de assuntos estudantis e Vice-Presidente em Centro Acadêmico de Engenharia Química – Mar/2014 à Mar/2015

Daniel Goes:

  • Consultor de Projetos da Quanttum EJ de Set/2016 à atual
  • Vice-coordenador de finanças do Centro acadêmico de Química da UFPR Jul/2014 à Jul/2015

Descrição Workshop: Quando possuímos um objetivo em nossas vidas, traçamos metas para que o possamos atingir da melhor forma. Porém, sabemos que muitos caminhos podem nos levar a conseguir o que queremos. É aí que o planejamento torna-se fundamental para verificar qual caminho será o mais produtivo e mais eficiente. No meio empresarial isso não é nada diferente. Através deste Workshop, uma introdução à Gestão de Projetos será exposta, bem como a importância de um bom planejamento para o crescimento de grandes corporações.

 

 

Inteligência Emocional

Ministrante: Carol Costa

Descrição Profissional: Caroline Costa, empresária desde 2001, CEO da Potencial Pleno Escola de Negócios e Empreendedorismo, possui empresas nas áreas de Educação, Saúde e Eventos. Executiva na área da Educação por mais de 15 anos é graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com MBA em Liderança e Desenvolvimento Gerencial pela EBS Business School. Entre suas formações destacam-se: Analista Comportamental DISC pela Solides LCC International, formação em Coaching Pessoal e Profissional, Coaching Executivo, Programação Neurolinguística e Hipnose, Unleash the Power Within, Date with Destiny e Business Mastery pela RRI(Robbins Research International) de Anthony Robbins – USA.

Participou de vários treinamentos de formação para empreendedores, entre eles o Empretec – Sebrae que foi um grande marco para sua atuação empresarial.

Carol é apaixonada por viagens e fala 4 idiomas.

Descrição Workshop:  “Permita-se mergulhar nesse universo de você mesmo”

Ter a capacidade de ver o lado positivo de uma situação nem sempre é fácil. No entanto, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida por você, controlando o seu mindset. Você pode escolher acreditar e confiar no lado bom das situações. Suas ações moldam seus resultados. E quanto mais você se conhece, mais tem controle sobre o como você responde ou reage as situações de seu dia-a-dia. Neste workshop, ferramentas e estratégias para desenvolvimento pessoal e inteligência emocional serão abordadas de forma prática para uma nova visão sobre você e sua carreira.

 

 

Inglês Empresarial

Ministrante: Nivaldo Alves

Descrição Profissional: Professor de inglês há 4 anos. Trabalha na escola Fisk em Ponta Grossa. Tem alguns cursos na área de gestão. Fez 3 anos de engenharia mecânica na UTFPR, mas acabou trocando para Economia na UEPG. Atualmente faz capacitação empresarial na área da língua inglesa em algumas empresas que são parceiras da escola Fisk. Também é ator e bailarino de sapateado.

Descrição Workshop: BUSINESS ENGLISH é um workshop voltado para a importância do inglês hoje. Como ele é utilizado na academia – principalmente para os que desejam continuar na área acadêmica; como ele é difundido nas diversas profissões; como melhorar o speaking e balancear as habilidades. Será apresentado também como montar o currículo em inglês e se preparar para a entrevista de emprego. Além de pensar em um planejamento de carreira.

 

 

Modelagem de Carreira

Ministrante: Dâmaris Cristo

Descrição Profissional:

  • Mais de 25 anos de experiência profissional, destes 15 dedicados ao Desenvolvimento Humano.
  • Sólida experiência em educação superior promovendo estratégias de apoio aos estudantes para planejamento e a autogestão da carreira durante o período acadêmico.
  • Sete anos   atuando              como Coach                de        Carreira,          com aproximadamente 4 mil horas de trabalho voltadas para o atendimento individual e coletivo.
  • Voluntária da ABRH-PR, desde 2013, no eixo RH na Academia, que promove pesquisa de infoconhecimento – informações geradoras de conhecimento, realizada com alunos de ensino superior e organizações empregadoras com objetivo de revelar as expectativas de ambos quanto às melhores práticas de Gestão de Pessoas.
  • Idealizadora do PIPA – Programa de Informação Profissional para Alunos. Projeto social que leva orientação profissional gratuita para estudantes de ensino médio da rede pública de Curitiba e Região Metropolitana.
  • Formação: Psicóloga (CRP: CRP-08/15192) e Especialista em Gestão de Pessoas (UP); Especialista em Soluções Sistêmicas: Constelações Familiares e Empresariais (FAEL), Personal, Professional & Career Coach (SBC – Sociedade Brasileira de Coaching®), Coach Educacional (Alleanza Brasil), DHO – Desenvolvedor Humano e Organizacional – Certified Coach, Mentor & Couselor (INSTIAD BRASIL® – Human & Busines School), Consteladora Organizacional (Talent Manager –Cecilio Fernandez Regojo/ Portugal).

Descrição Workshop:

  • Justificativa

Dentre as competências percebidas em profissionais que atingiram êxito em suas carreiras, destacam-se a de planejar e gerenciar suas vidas de forma a aproveitarem todo seu potencial para resultados plenos no exercício de uma profissão. Pessoas com essa habilidade são altamente requisitadas pelas organizações, que as reconhecem como profissionais responsáveis, com aspirações pessoais para estarem onde estão, fazendo o que escolheram fazer. Essa combinação, ainda rara, é resultado de uma clareza pessoal a respeito do propósito de vida, onde a carreira é parte relevante no processo de desenvolvimento humano.

Assim, torna-se relevante ofertar à alunos do ensino superior, atividades complementares que promovam a reflexão sobre a formação acadêmica, estimulando maior contato com a sua visão de vida e carreira. Desta forma, estará melhor instrumentalizado para elaborar um plano estratégico que o auxilie a conduzir suas ações no tempo considerando o curso escolhido como parte dessa trajetória.

Pretende-se neste workshop criar um momento oportuno e impactante de aprendizado onde o aluno será convocado a pensar sobre o futuro da sua trajetória profissional utilizando Coaching de Carreira como metodologia de base.

O método cabe bem ao público acadêmico, visto que estimula o aprendizado rápido, amplia visão de curto, médio e longo prazo e gera grande assunção de responsabilidade despertando no aluno um senso de comprometimento elevado sobre a sua formação e carreira.

  • Objetivo

Promover ao aluno participante atividades para ampliar a visão de vida e carreira por meio de práticas de autoconhecimento, auto percepção profissional e o senso de protagonismo da sua história.

  • Metodologia

Um encontro presencial, com duração de três horas, por meio de aula expositiva e atividades práticas, com suporte imediato.

 

 

Empreendedorismo

Ministrante: Vera Lucia Inês Philippsen

Descrição Profissional: Profissional graduada em Engenheira civil, pela PUC/PR, em 1988. Pós-graduada em Engenharia de Construção Civil pela UFPR, em 1992, e Engenharia de Produção pela USP, em 1997. Consultora e instrutora do Sebrae-PR, na área de empreendedorismo. Diretora da INESPHI CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. Atuante em gestão de projetos e processos produtivos e de pessoas, com foco no aumento da capacidade competitiva. Ampla experiência na coordenação, planejamento e gerenciamento de novos negócios. Liderança e gestão de equipes multidisciplinares. Vivência em consultoria e assessoria técnica em empresas de fabricantes de embalagens e materiais de plástico. Experiência na Elaboração do plano de negócios, para análise da Viabilidade econômica e técnica e na Implantação de Indústrias; Desenvolvimento de planos de negócios, com a gestão e alocação de recursos e custos.

Descrição Workshop: Oficina de Empreendedorismo Inovador Temas abordados: EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO Objetivo: Compreender as características de um empresário comum e de um empresário inovador, bem como seus desafios para criar e manter um negócio. Autoconhecimento para desenvolver suas competências empreendedoras, equilibrando o uso das competências empreendedoras no desenvolvimento de seu negócio, entendendo como a inovação em pequenas coisas pode elevar suas competências

 

 

Gestão de Tempo

Ministrante: Kellerman Godarth

Descrição Profissional:

  • Kellerman Augusto Lemes Godarth
  • Administrador CRA 11433
  • Especialista em Gestão de Pessoas
  • Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional
  • Professor do IFPR – Instituto Federal do Paraná
  • Diretor Licenciado da KPG Consultoria e Treinamentos
  • Credenciado do SEBRAE

Descrição Workshop:

  • Oficina de Gestão do Tempo
  • Temas abordados: RECURSOS HUMANOS, EMPREENDEDORISMO
  • Objetivo: Como trabalhar a gestão do tempo, visando otimizar resultados. Como definir o que é urgente e importante e trabalhar com essa relação para prioridade de execução dos trabalhos.

 

 

Canvas

Ministrante: Eugênia Juscycyn

Descrição Profissional: Graduada em Administração (UEPG) e Educação( VIZIVALI) , Pós Graduada em Artes(IBPEX),  Especialista  em Gestão Estratégica(FGV). Há mais de  10 anos  é empresária  Consultora,  Mentora, Palestrante na área de Estratégias Empresariais  com   ênfases  em  Ambiente Organizacional e de Negócios,  Marketing, Educação Corporativa, Empreendedorismo e Inovação.

Descrição Workshop: Oficinas de Canvas para proposta de valor temas abordados: PLANEJAMENTO EMPRESARIAL, MARKETING E VENDAS Objetivo: Compreender a metodologia Canvas, e como ela permite que qualquer empreendedor desenvolva suas ideias de negócio ou até mesmo repense um modelo de negócio já existente. Com o objetivo de elaborar modelos de negócios estruturados e testáveis.

 

 

Seis Sigma

Ministrante: Neoclair Pincerato

Descrição Profissional: Diretor Técnico da RL&Associados

Master Black Belt Lean Seis Sigma

Formação e Histórico Profissional:

  • Engenheiro Mecânico pela Universidade Mogi das Cruzes
  • Pós graduado em Administração Industrial pela Fund. Vanzolini – USP
  • Master Black Belt com mais de 25 anos de experiência nas área de qualidade e manufatura
  • Coordenador Lean em empresas do Segmento de Autopeças
  • Coordenador de Implementação ISO 9001/ISO TS 16949
  • Project Manager pelo Goldratt Institute
  • Facilitador de TPM2 pelo IM&C International
  • Auditor do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 e ISO/TS 16949

Possui extensa carreira na área Industrial, com ênfase na Gestão de Planejamento Industrial, em empresas nacionais e multinacionais, tendo atuado no Gerenciamento de áreas de Engenharia de Projetos, Processos e Instalações, Produção, Segurança Industrial, Manutenção, Qualidade e Meio Ambiente.

  • Realizou o desenvolvimento de novas tecnologias, nacionalização de projetos, implantação de novas unidades, novos processos produtivos e adaptações para fabricação de novos produtos.
  • Atuou na implantação de Lean Manufacturing no segmento de autopeças e Implementos Veiculares,
  • Atualmente atua em Treinamento e Consultoria em Lean Manufacturing e Seis Sigma em Universidades e empresas, com acompanhamento de projetos que alcançaram mais de R$ 1 milhão em reduções de custo.

Descrição Workshop: Formação White Belt Seis Sigma:

Duração: 3:30

Conteúdo Programático:

  • O que é Seis Sigma
  • Custo da Qualidade
  • O Surgimento da Metodologia
  • A Estrutura do Seis Sigma nas empresas
  • A Metodologia DMAIC
  • Introdução ao Planejamento Estratégico
  • Requisitos Críticos do Cliente
  • Team Charter
  • Sistema de Medição
  • Histograma
  • Gráfico Sequencial
  • Cálculo de Nível Sigma
  • Diagrama de Dispersão
  • Critérios de Avaliação de Soluções
  • Padronização
  • A importância da aplicação da Metodologia
  • O Seis Sigma e o Mercado de Trabalho
  • Empresas que utilizam o Seis Sigma

 

 

Oratória de Alto Impacto

Ministrante: Juliano Silveira

Descrição Profissional: Graduado em Engenharia Civil pela UEPG, com formação internacional em coaching especialista em treinamento e desenvolvimento humano e de empresas. CEO do grupo Imptus. 8 anos de experiência na área educacional

Descrição Workshop:

– Apresentação e postura;

– Modelos de apresentação;

– Modelo áudio visual eficiente;

-Conteúdo e contexto;

-Método SPACAR para apresentações em público;

– Técnicas de comunicação eficiente;

– Quebra de padrão.

 

 

MBTI

Ministrante: Graciana Moreira Justos

Descrição Profissional: Graduada em Artes pela Unicentro – Guarapuava. Especialista em Políticas Públicas pela UEPG – Ponta Grossa. Graduada em Turismo pela UEPG – Ponta Grossa.

Há 10 anos trabalha como professora de Inglês, é diretora de teatro e consultora em Turismo em parceria com a WVU – West Virginia University.

Descrição Workshop: MBTI (Myers Briggs Type Indicator), como o nome já diz, é um indicador de personalidade desenvolvido pelas psicólogas Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs. Este estudo visa identificar os tipos psicológicos, com base nos estudos do também Psicólogo Carl Gustav Jung.

Conhecendo um pouco mais sobre nossa personalidade, podemos entender melhor o que nos move a realizar coisas ou o que nos impede. O relacionamento com as outras pessoas à nossa volta pode ser melhor vivido se conseguirmos nos compreender e compreender melhor o outro.

O minicurso tem como objetivos apresentar este indicador explicando sua funcionalidade e identificar entre os participantes quais são seus tipos psicológicos.