Minicurso Computacional

Super Pró-Design

Ministrante: Lucas Bonfim

Descrição Profissional: Graduado em Engenharia Química, possui mestrado e doutorado em Engenharia Química na área de Síntese e Otimização de Processos, trabalhando com a modelagem, simulação e otimização de processos de produção de biocombustíveis em diversas ferramentas computacionais. Atualmente realiza pós-doutorado na área de Processos de Separação e Sistemas Particulados, trabalhando com tecnologias de reutilização de dióxido de carbono e produção de sais cristalinos em processos químicos. Possui publicações em periódicos nacionais e internacionais relacionados à sua área de pesquisa e também a publicação de livros pela Editora da Universidade Estadual de Maringá abordando a simulação de processos no simulador comercial Aspen Hysys.

Descrição Minicurso: Seja na área acadêmica, na indústria ou em qualquer outro campo de atuação do Engenheiro Químico, é imprescindível a utilização de softwares que auxiliem na resolução de problemas que envolvam uma extensa rotina de cálculos. Neste contexto, o mini-curso contempla a área de simulação de processos, onde são modelados e simulados casos das principais operações unitárias da Engenharia Química utilizando-se de estratégias capazes de dimensionar, representar e validar processos de plantas industriais no simulador comercial de processos Suprepro Designer®.

 

 

Excel Básico

Ministrante: Paulo Cesar dos Santos

Descrição Profissional:

  • Formação em sistemas para internet
  • Técnico em Informática
  • Certificação Microsoft Office Specialist “MOS” em Word, Excel e Power Point
  • Professor de Informática com mais de 15 anos de experiência em sala de aula

Descrição Minicurso:

  • O que é uma planilha, onde pode ser usada
  • Referências de células
  • Tipos de formatação / padrão internacional Microsoft
  • Fórmulas básicas mais utilizadas no dia a dia
  • Geração de gráficos
  • Filtros

 

 

Excel Avançado

Ministrante: Luis Marcelo Priotto

Descrição Profissional:

  • Certificação Microsoft Gold em instalação e configuração de Sistemas.
  • Certificação Microsoft configuração e gerenciamento de Redes (Plataforma Windows Server) Microsoft
  • Professor de Informática com mais de 15 anos de experiência em sala de aula

Descrição Minicurso:

  • Dados externos (exportar e importar)
  • Criação e gravação de macros
  • Uso de excel com VBA (conceito e demonstração)
  • Proteção de dados

 

 

HP 50G e Casio

Ministrante: Renata Mingotti

Descrição Profissional:

  • Acadêmica de Engenharia Química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Câmpus Ponta Grossa;
  • Membra do Projeto Crescer nos anos de 2015 a 2016.
  • Membra (2016), coordenadora (2017) e atual diretora da área de gastronomia da VIII SAEQ;
  • Monitora de Operações Unitárias 1 nos anos de 2016 e 2017.
  • Monitora de Operações Unitárias 2 no período de 2016/2 a 2017.
  • Monitora de Transferência de Calor no período 2018/1.

Descrição Minicurso:

Minicurso computacional HP 50g Graphing Calculator

Este minicurso abordará os seguintes tópicos mais utilizados durante o curso de Engenharia Química:

– Breve introdução do uso da calculadora

– Modo de operação

– Conversão de unidades

– Solução de equações

– Resolução de derivadas, integrais e EDO’s

– Interpolação

Minicurso computacional Casio fx-82MS

Este minicurso abordará os seguintes tópicos:

– Breve introdução do uso da calculadora

– Obtenção do coeficiente linear e angular

– Habilitar funções secretas desta calculadora (cálculos aritméticos básicos, cálculos com números complexos, estatístico e desvio padrão, modo de regressão, cálculos de base n e soluções de equações)

 

 

Matlab Básico

Ministrante: Luiz Okida

Descrição Profissional: Acadêmico de Engenharia Eletrônica na UTFPR – PG, fez dupla diplomação no Instituto Superior de Engenharia do Porto em Portugal no mestrado de Engenharia Eletrotécnica de Computadores.

Descrição Minicurso: O minicurso de MATLAB consistem nas demonstrações das funções básicas do software como: funções aritméticas básicas, cálculos envolvendo matrizes, uso das funções de loop (for e while), plotar gráficos, ferramenta de controlador e SIMULINK.

 

 

Matlab Avançado

Ministrante: Iara da Cunha

Descrição Profissional: Possui graduação em Matemática Industrial pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Computacional, com ênfase em Programação Não Linear, atuando principalmente nos seguintes temas: método da barreira modificada, reescalonamento não linear e fluxo de potência ótimo. Atualmente é professora vinculada ao Departamento Acadêmico de Matemática do Câmpus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Descrição Minicurso: Neste Minicurso utilizaremos o software e/ou linguagem de programação MATLAB/OCTAVE para a resolução de problemas aplicados a engenharia, os principais tópicos a serem vistos neste minicurso são:

  • manipulação de dados em arquivos;
  • plotagem de gráficos;
  • comandos relacionados a diferenciação e integração numérica;
  • interpolação e ajuste de curvas;
  • problemas de equações diferenciais.

 

 

Salomé

Ministrante: Clecius Chemim

Descrição Profissional: Acadêmico de engenharia química na UTFPR-PG! Foi coordenador geral da VII SAEQ e atualmente atua no grupo PET-EQ da instituição.

Descrição Minicurso: O minicurso de SALOME objetiva mostrar aos participantes a importância e abrangência dos programas CAD dentro da engenharia, de maneira a aproximar estas softwares dos acadêmicos. O minicurso terá foco na apresentação das ferramentas básicas, com subsequente exemplificação, de maneira a criar peças e elementos visualizados ao longo do curso de engenharia química, bem como da criação e o conceito de malhas.Recomenda-se o minicurso aos acadêmicos que estejam cursando disciplinas como Instalações em Sistemas Industriais, Simulação, Desenho em Computador e qualquer outra atividade que envolva a geração de desenhos assistidos por computador.

 

 

Introdução ao AutoCAD

Ministrante: Felipe Mezzadri

Descrição Profissional: Professor do magistério superior pelo Departamento Acadêmico de Eletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR em Ponta Grossa (2016). Atual coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial (2017). Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2012) pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial – CPGEI na UTFPR em Curitiba, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação, sensores a fibra ótica, máquinas elétricas e automação industrial. Formação de Tecnólogo pelo Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial da UTFPR em Ponta Grossa (2009). De 2011 a 2015, atuou como Diretor de Projetos na empresa Mentor Photonics trabalhando diretamente em desenvolvimentos e aplicações de alta tecnologia em sistemas de instrumentação e automação em indústrias nacionais e internacionais. Nos períodos de 2009 a 2011 e 2015 a 2016 atuou como professor substituto pela UTFPR em Ponta Grossa.

Descrição Minicurso: Consiste em um minicurso dinâmico com foco na eficiência de operação do software AutoCAD, para reduzir o tempo de elaboração de projetos. Será abordada a tela gráfica, comandos de manuseio da tela gráfica, unidades de trabalho, atomatização de comados com mouse associado ao teclado, sistemas de coordenadas automáticas, comandos de inclusão e edição de objetos, finalização do desenho para plotagem e impressão.

 

 

CFX

Ministrante: Natan Padoin

Descrição Profissional:  Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC, onde ministra disciplinas na área de reatores químicos e análise e simulação de processos, em nível de graduação e pós-graduação (PósENQ/UFSC – conceito CAPES 7).

Descrição Minicurso: No minicurso serão apresentados os fundamentos de simulação numérica por meio do código de fluidodinâmica computacional ANSYS CFD, contemplando aspectos referentes à construção da geometria e da malha, setup de problemas e pós-processamento e análise dos resultados.

 

 

Simulink

Ministrante: Mathias Luz e Victorino Ogura

Descrição Profissional: Mathias Luz – Possui 21 anos, atualmente se encontra no sétimo período do curso de Engenharia Elétrica, possui técnico em Automação Industrial (SENAI 2013-2014). Aluno de iniciação científica na área automotiva, com pesquisas de processamento de imagem e visão computacional. Possui experiência com o Simulink, pois este é a principal ferramenta de sua pesquisa.

Victorino Ogura – Atualmente é diretor da equipe de elétrica da utforce, encontra-se no sétimo período de Engenharia Elétrica na UTFPR, realiza iniciação científica na área de aerogeradores de energia.

Descrição Minicurso: Introdução aos softwares da MathWorks, Matlab e Simulink, dando noções básicas e intermediárias sobre os mesmos. O minicurso terá duração de 4 horas. Este curso apresentará ferramentas de simplificação e mais fácil visualização de processos reais por meio de simulações. Bem como sua utilidade em exemplos aplicados a engenharia química.

 

 

Introdução a Fluido Dinâmica Computacional

Ministrante: Marcelo Carvalho Sena

Descrição Profissional: Possui 23 anos, formado como Técnico em Química. Atualmente encontra-se no oitavo período de Engenharia Química, participa do projeto da UTForce trabalhando com seleção de materiais e faz TCC na área de CFD orientado pelo Prof. Dr. Everton Moraes Matos. Conheceu e se apaixonou pela área de fluido dinâmica computacional no final do seu curso, mas acredita que os alunos mais novos também devem ter essa oportunidade.

Descrição Minicurso: Durante o minicurso será apresentado o básico para entender o funcionamento de uma simulação de fluido dinâmica computacional (CFD) e será dado um exemplo prático de um problema conhecido. O exemplo será apresentado desde o desenho e confecção da malha computacional até a exibição dos resultados, e poderá ser acompanhado na prática pelos alunos que tiverem o SALOME e a versão estudante do ANSYS instalada em seu computador. Esse minicurso é indicado para estudantes de engenharia com pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto, que desejam conhecer esse incrível ramo de pesquisa e trabalho.