Minicursos

Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC)

Ministrante: Aline Coqueiro

Descrição Profissional: Possui Graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Mestrado em Química Orgânica com ênfase em Produtos Naturais também pela UEM (2006) e Doutorado na mesma área pela Universidade estadual Paulista (UNESP-2010). Durante seu Doutorado realizou estágio no “Centre for Pharmacognosy and Phytotherapy-School of Pharmacy-University College London” em Londres (Inglaterra), trabalhando com isolamento bioguiado buscando substâncias com atividade contra bactérias resistentes. Realizou Pós-doutorado no Instituto de Química da UNESP (2010-2012) dando continuidade aos estudos dos Produtos Naturais e posteriormente foi pesquisadora por três anos na “Leiden University, Leiden-The Netherlands” (2012-2015), trabalhando com Metabolômica por Ressonância Magnética Nuclear aplicada a Produtos Naturais. Atualmente é Pós-Doc na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Campus Campo Mourão) no Departamento de Alimentos. Tem experiência na Área de Química de Produtos Naturais, Química de Alimentos, cromatografia (Líquida e Gasosa), isolamento, elucidação estrutural, atividades biológicas de metabólitos secundários, análises espectroscópicas, espectrométrica e metabolômica.

Descrição Minicurso: A cromatografia é uma técnica analítica versátil e amplamente difundida. Dentre as diferentes técnicas cromatográficas, a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) é uma das mais utilizadas na separação e caracterização de substâncias orgânicas. O princípio desta técnica baseia-se na separação de misturas muitas vezes complexas, através da distribuição destes componentes em duas fases, sendo uma fase estacionária e uma fase móvel. Esta técnica tem aplicação no isolamento e quantificação de compostos ativos, na quantificação de impurezas, em controle de qualidade, determinação de formulações, estudos de estabilidade e degradação de compostos, detecção de drogas de abuso, dentre outras. O minicurso sobre Cromatografia Líquida de Alta Eficiência abordará os princípios e fundamentos desta técnica, além de demonstrar na prática como uma separação é realizada.

Carga Horária:8 horas

 

Ressonância Magnética Nuclear

Ministrante: Matheus Pereira Postigo

Descrição Profissional: Me formei em Química pela USP em São Carlos, tenho mestrado em Física Biomolecular pelo IFSC-USP, doutorado em Química Analítica pelo IQSC-USP e fiz pós-doutorado no IFSC-USP na área de Metabolismo associado à Ressonância Magnética Nuclear, tema também do meu doutorado. Passei 6 meses na Holanda, na Universidade de Leiden como complemento ao projeto de pós-doc. Após 6 meses como professor substituto na UTFPR de Campo Mourão, hoje sou docente na área de Química Analítica do DAENQ na UTFPR-PG.

Descrição Minicurso: A Ressonância Magnética Nuclear é uma técnica não destrutiva de análise, capaz de fornecer quantidades consideráveis de informação em um curto espaço de tempo, além de permitir o uso de análise multivariada dos dados gerados. Neste minicurso, pretende-se apresentar os conceitos básicos de RMN, como a teoria envolvida e o uso de ferramentas computacionais para o processamento de dados, permitindo ao final um momento dedicado à identificação de substâncias por espectros de RMN.

 

Reciclagem e Biodegradação: alternativas para minimizar os impactos ambientais causados pelos polímeros

Ministrante: Juliana Kloss

Descrição Profissional: Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Química Orgânica com ênfase em polímeros pela mesma instituição (2007). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Foi pesquisadora da empresa IOTO INTERNATIONAL, professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) na Unidade Curitiba. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Polímeros e Colóides, atuando principalmente nos seguintes temas: poliuretanos, aditivos para materiais poliméricos, nanocompósitos, biodegradação e reciclagem de polímeros.

Descrição Minicurso: O interesse na área da reciclagem (mecânica, química e energética) e a produção e/ou utilização de materiais com caráter biodegradável, tem se intensificado como política em diversos setores da sociedade. A reciclagem envolve o processamento de um material com sua transformação física ou química, seja para sua reutilização sob a forma original ou como matéria-prima para produção de novos materiais com finalidades diversas. Os polímeros biodegradáveis, por sua vez, são materiais que começaram a surgir na década de 60, e apresentam durabilidade em uso e degradabilidade após o descarte, além disso, podem ser provenientes de fontes renováveis. Diante destes fatores, uma visão ampla e geral dos polímeros naturais e sintéticos de reconhecido valor industrial, de técnicas de reciclagem e de polímeros biodegradáveis, sempre envolvendo conceitos científicos-tecnológicos, tem extrema importância na formação de profissionais da área da química.

 

Método dos Volumes Finitos

Ministrante: Adam Martins

Descrição Profissional: Mestre (2016) e Doutorando em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência em dinâmica de fluidos computacional de não-newtonianos/viscoelásticos, assim como, um amplo conhecimento no software OpenFOAM®. Está envolvido em projetos de pesquisas nas seguintes áreas: CFD (computational fluids dynamics), volumes finitos, programação em C++, modificação e implementação de solvers. Também já atuou na área de biocatálise e biotransformação.

Descrição Minicurso: O método dos volumes finitos consiste em técnicas numéricas que transformam equações diferenciais que representam um fenômeno em equações algébricas discretas sobre  volumes finitos de um domínio, de forma que sejam calculados numericamente as variáveis de interesse (temperatura, velocidade, pressão, etc) em cada volume. Neste minicurso serão abordados os seguintes tópicos: resolução por volumes finitos da equação da condução do calor, estacionário e com termo fonte; condições de contorno em problemas de transferência de calor; métodos para resolução dos sistemas lineares; estratégias para assegurar a convergência da solução; resolução por volumes finitos para problemas transientes. Recomenda-se para este minicurso que o aluno já tenha cursado a disciplina de transferência de calor ou a de fenômenos de transporte equivalente

 

Catálise

Ministrante: Marcio Schwaab

Descrição Profissional: Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Engenharia Química na Universidade Estadual de Maringá (2001) e mestrado e doutorado em Engenharia Química na COPPE/UFRJ (2005, 2007). Tem atuação em Estimação de Parâmetros, Planejamento de Experimentos, Modelagem de Processos de Adsorção e Modelagem de Reações e de Reatores Catalíticos

Descrição Minicurso: O uso de catalisadores é fundamental em muitas transformações, na maioria das sínteses industriais e em quase todas as reações biológicas. Algumas reações catalíticas já eram usadas na antiguidade, por exemplo, em fermentações catalisadas por enzimas. Já o termo catálise foi introduzido em 1836 por Berzelius. Após quase 200 anos, muitos avanços foram feitos, tanto na compreensão dos fenômenos envolvidos em uma reação catalítica e na síntese de catalisadores, bem como na caracterização dos catalisadores, em particular nos catalisadores formados por sólidos. Entretanto, devido à complexidade de um processo catalítico, muitas vezes não é possível a completa compreensão. Neste minicurso serão apresentados diversos conceitos fundamentais nas etapas de síntese e caracterização de catalisadores, bem como os fenômenos presentes em uma reação catalítica e que levam ao desenvolvimento de modelos cinéticos de reações catalíticas heterogêneas. Serão usados exemplos práticos, como síntese e caracterização de catalisadores como gama-alumina, zeólitas e hidrotalcitas, bem como reações de desidratação de álcoois para produção de olefinas verdes.

 

Substâncias Alucinógenas

Ministrante: Edson Minatti

Descrição Profissional:  Professor no Departamento de Química da UFSC, desde 2004. Obteve o doutorado na Tulane University (New Orleans / US) e em seguida cursou 4 pós-doutorados, sendo 3 na França. É o líder do grupo POLISSOL – Laboratório de Polímeros e Surfactantes na UFSC, onde orienta alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em Química. Desenvolve pesquisas com o uso de macromoléculas (polímeros sintéticos e biopolímeros) para o desenvolvimento de nanotecnologias, como em Drug Delivery Systems, Nanoeletrônica, Sistemas Coloidais e Nanofibras. É editor do Canal Fala Química, a mais antiga revista eletrônica de Química em língua portuguesa. Leciona as disciplinas de Polímeros, Superfícies, Colóides e Termodinâmica de Soluções.

Descrição Minicurso: As Moléculas Enteogênicas e as Moléculas da Bruxaria

Neuroquímica, Fitoquímica e Sociedade: neste curso abordaremos substâncias extraídas da natureza para fins religiosos e medicinais.

O curso terá duas partes.

Na primeira parte, vamos conhecer as MOLÉCULAS ENTEOGÊNICAS, as SUBSTÂNCIAS para falar com DEUSES, – substâncias usadas desde as civilizações mais antigas em rituais religiosos. Vamos descrever não somente estas substâncias, mas a forma e contexto em que eram usadas e o mecanismo de ação fisio e neurológica.

Na segunda parte do curso vamos conhecer as MOLÉCULAS da BRUXARIA: explorando os elixires e poções usados pelas Bruxas da Idade Média, vamos ver como a fitoquímica e técnicas experimentais da química estavam presentes neste universo. Além de expor os ingredientes usados pelas bruxas vamos falar sobre o mecanismo de ação fisiológica destas substâncias.

 

Cosmetologia

Ministrante: Patrícia Mazureki Campos

Descrição Profissional: Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná, especialização lato sensu em Farmácia Magistral pelo Instituto Equilibra (Curitiba, Paraná), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná, doutorado e pós-doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutorado-sanduíche na Northeastern University (Boston, EUA). Tem experiência nas áreas de Farmácia Magistral e Cosmetologia. Atua nas áreas de desenvolvimento e avaliação de sistemas de liberação baseados em nanotecnologia de aplicação tópica, avaliações in vitro/in vivo de formulações e substâncias isoladas relacionadas com patologias e desordens cutâneas. Atualmente, é professora de Tecnologia de Cosméticos na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Descrição Minicurso: Com o objetivo de limpar, higienizar e perfumar, os cosméticos para banho são usados desde a antiguidade até a atualidade. A função de limpeza é exercida por diversas substâncias químicas congregadas em uma formulação em quantidades e funções específicas. Neste minicurso serão abordados os principais componentes utilizados em xampus, condicionadores, sabonetes líquidos e em barra, dentre outros, bem como conceitos básicos para o entendimento e formulação de tais produtos cosméticos. Em aula prática serão fabricados produtos cosméticos para banho para melhor compreensão da ciência e técnica concernentes a essa área.

 

Aromas e Embalagens

Ministrante: Jéssica Nataly Migotto

Descrição Profissional: Acadêmica de Engenharia Química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – câmpus Ponta Grossa; Estágiária de Qualidade na Louis Dreyfus Company – Plataforma Grains – unidade Apucarana; Aluno monitor de termodinâmica (2017) e Operações Unitárias 2 (2016); Comissão organizadora da Semana Acadêmica de Engenharia Química (2014-2016); Formação Green Belt Six Sigma pela R&L Associados(2014). Possui loja de cosmética artesanal desde 2016.

Descrição Minicurso: Tema: Aromas e suas principais aplicações. A indústria cosmética é um setor que vem tendo expansão de mercado a cada ano, ocorrendo em sintonia com a criação de novos produtos. A maioria dos produtos cosméticos possuem aditivos para nos chamar mais atenção tais como cores, aromas e texturas diferenciadas, tornando assim, o ramo da perfumaria um dos mais importantes neste segmento. Este minicurso vai abordar a percepção olfativa dos objetos e seres ao nosso redor, além das diferentes formas de classificação de aromas, bem como sua aplicação em fórmulas e orientação sobre quais seriam as situações ideais de utilização para cada um.

 

Toxicologia

Ministrante: Stella Bortoli

Descrição Profissional: Possuo graduação em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), doutorado em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e pós doutorado em bioquímica analítica pela Universitätdes Saarlandes – Alemanha. Sou Professora colaboradora da UEPG há 4 anos, ministro aulas para os 3º, 4º e 5º ano do curso de farmácia nas disciplinas de Toxicologia, Toxicologia Aplicada e Estágio Supervisionado em Bioquímica e Parasitologia.

Descrição Minicurso: Com ênfase em Toxicologia Social: drogas de abuso e álcool. O minicurso em toxicologia trará as bases da toxicologia, ciência que estuda os efeitos nocivos causados por agentes químicos e físicos sobre sistemas biológicos, principalmente o homem.

Dentro das diferentes áreas de aplicação terá destaque a Toxicologia Social, que trata das drogas de abuso, lícitas ou não, que têm efeito sobre o Sistema Nervoso Central, lícitas ou não, ora estimulando, deprimindo ou perturbando seu funcionamento. Uma abordagem direta sobre as diferentes substâncias mais utilizadas para alterar o estado de consciência e suas principais conseqüências. O minicurso terá uma parte prática com a confecção de um bafômetro artesanal semiquantitativo.

 

Documentação de Engenharia de Projetos Industriais

Ministrante: Paula Pavanelli

Descrição Profissional: Engenheira Química graduada pela Universidade Federal de São Carlos (2003), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006), especialização em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (2009) e capacitação em Green Belt Lean Seis Sigma pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (2017).

Possui 14 anos de experiência na área de projetos de engenharia para empresas líderes no setor industrial como: Braskem (Petroquímica), Petrobras (Óleo e Gás), CSN (Siderúrgica), Odebrecht (Transporte). Atuação em execução técnica de projetos multidisciplinares de baixa, média e alta complexidade nas etapas de conceitual, básico e detalhado tanto para otimização e segurança de processos como para sistema de combate à incêndio. Atuação na gestão de portfólio de projetos industriais desde a concepção e planejamento dos projetos até o comissionamento e entrega dos empreendimentos.

Descrição Minicurso: Os documentos de engenharia são os principais entregáveis nas etapas de projetos básicos e detalhado dos empreendimentos industriais.

São executados por empresas de engenharia e devem possuir informações sobre o escopo do projeto, solução técnica definida, critérios de projetos, bases e premissas adotadas, dados de processo e detalhes de instalação.

A documentação é usada como referência para a construção e montagem dos projetos nas unidades industriais e portanto, o conteúdo deve ser descrito de forma clara e objetiva para não gerar dúvida na leitura e interpretação.

Este minicurso vai abordar os principais documentos gerados pelas disciplinas de processo, tubulação, instrumentação/automação e mecânica, o fluxo de informação e interface entre as disciplinas e as dificuldades vivenciadas durante a execução

 

Produção de Hidromel

Ministrante: Marcos Rosa

Descrição Profissional: Graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado em Físico-Química pela USP São Carlos. Doutorado em Físico-Química pela USP São Carlos. Professor Associado na Universidade Estadual do Centro Oeste desde 1998.Atua nas seguintes linhas de pesquisa:

  • Química de Macromoléculas vegetais.
  • Produtos cosmetológicos a base de produtos apícolas.
  • Produção e caracterização de bebidas fermentadas a base de cereais e mel.

Já orientou alunos de Iniciação Científica, Trabalho de conclusão, mestrado e doutorado. Stualmente é vice chefe do departamento de Química da UNICENTRO.

Descrição Minicurso: Preparação do hidromel e quais as etapas químicas e bioquímicas envolvidas no processo. Bebidas fermentadas com propriedades nutricionais são parte de um mercado em expansão, que tem por objetivo atender a uma demanda cada vez maior de consumidores preocupados com o estilo de vida saudável e ansioso por novidades. Estes fatos têm despertado o interesse dos pesquisadores e de indústrias de alimentos para o desenvolvimento e otimização da produção de novas bebidas funcionais fermentadas, como é o caso do hidromel. O hidromel é uma bebida obtida pela fermentação do mosto formado pela diluição do mel em água, possuindo teor alcoólico na faixa de 8,0 a 18,0% (v/v) de etanol. Neste minicurso serão abordados os principais aspectos físico-químicos do mel (principal matéria-prima), quais são as principais etapas da produção do hidromel, quais as reações químicas e bioquímicas que estão envolvidas no processo e qual a composição química da bebida. Na etapa final do curso será feito a demonstração do preparo de um hidromel, e quais os principais cuidados a serem tomados para resultar em um produto de qualidade.

 

 

TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE CELULOSE E PAPEL: DA

FLORESTA AO PAPEL ACABADO.

Ministrante: Alexandre Marques de Almeida

Descrição Profissional: Engenheiro Químico com 10 anos de experiência na área de celulose e papel, atuando em indústrias, consultoria e docência. Possui experiência em indústrias de celulose e papel e pesquisa nos seguintes temas: modelagem, simulação, controle, otimização, identificação de sistemas e análise estatística de incertezas paramétricas em processos químicos, com livro publicado “Análise de incertezas paramétricas em malhas de controle de processos: estudo e avaliação de malhas de controle de processos”, pela editora Novas Edições Acadêmicas, 2015. Atuou de 2013 a 2017 como Consultor III no SENAI, unidade CIMATEC (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia) – Departamento Regional da Bahia, nas áreas de Celulose e Papel, Química e Petroquímica e Segurança no Trabalho. Pela Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, atuou como docente nos cursos Tecnólogos e de Engenharia em diversas disciplinas e como coordenador do curso de Engenharia Química. Atualmente leciona na UTFPR, campus Ponta Grossa, no departamento de Engenharia Bioprocessos e Biotecnologia.

Descrição Minicurso: Este minicurso visa apresentar de forma abrangente todo processo de obtenção de celulose e fabricação de papel, com ênfase no processo Kraft. Iniciando na etapa de reflorestamento, recepção e preparo da madeira, caracterização das matérias-primas madeireiras, processo de polpação química, com foco nas variáveis associadas à madeira e ao processo, noções de recuperação química e de energia, noções de branqueamento da polpa marrom e secagem da polpa celulósica, processo de fabricação de papel e acabamento. Para tanto, também será abordado parâmetros de qualidade da polpa celulósica em todas as etapas do processo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Processo de Obtenção de Celulose
    • Matérias Primas para Obtenção de Celulose
    • Constituição Química da Madeira
    • Preparação da Madeira para Obtenção de Celulose
    • Técnicas de Extração de Celulose
      • Ciclo de Recuperação Química no Processo Kraft
    • Processo de Branqueamento da Polpa
    • Máquina de Celulose
  • Processo de Fabricação de Papel
    • Etapa de preparo de massa
    • Cargas e aditivos aplicados na fabricação de papel
    • Máquina de papel
    • Revestimento e acabamento do papel.